-900x600.webp?2025-05-16T15:16:11.811Z)
Priorizar a qualidade do que você come é fundamental. Estudos mostram que 95% das pessoas que emagrecem com dietas restritivas recuperam o peso perdido em até dois anos, entrando em um ciclo de "efeito sanfona". Afinal, ninguém consegue sustentar por muito tempo a privação de alimentos ou a sensação constante de fome.
Vamos pensar em exemplos: uma fruta e um brigadeiro podem ter quantidades semelhantes de calorias. No entanto, a fruta oferece fibras, vitaminas e minerais, que promovem saciedade e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Já o brigadeiro, composto basicamente por açúcar e gordura, não fornece nutrientes relevantes e pode gerar picos glicêmicos, seguidos de fome rápida.
Da mesma forma, uma pizza pode ter o mesmo valor calórico que um prato equilibrado com arroz, feijão, frango e salada. Porém, enquanto a refeição completa nutre o corpo e mantém a saciedade por horas, a pizza — rica em carboidratos refinados e gorduras — tende a deixar você com fome pouco tempo depois, além de não oferecer os mesmos benefícios nutricionais.
Isso significa que brigadeiros ou pizzas estão proibidos?
Não! A questão é consumi-los com consciência e estratégia, não como base da alimentação. O segredo está em equilibrar prazer e nutrição, sem cair na armadilha de acreditar que "caloria é só caloria". Seu corpo merece mais do que números: merece qualidade.