
O sono é um pilar fundamental para a saúde física e mental, influenciando a memória, a imunidade, o equilíbrio emocional e a prevenção de doenças
E os remédios para a insônia?
Os remédios para insônia podem induzir um estado semelhante ao sono, porém eles não consertam o sono e sim são sedativos. Eles suprimem especialmente o sono REM (fase crucial para a saúde emocional e cognitiva) e o sono de ondas lentas (restaurador físico), comprometendo seus benefícios.
E a melatonina?
É um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, não é sedativo e sim um mensageiro da escuridão, alertando que já está escuro e por isso já está na hora de dormir.
Muitos suplementos têm doses 10 a 20 vezes maiores que a produção natural do corpo (0,3 a 0,5 mg), o que pode causar efeitos colaterais como sonolência diurna, dores de cabeça ou pesadelos. Deve ser tomada 1 a 2 horas antes de dormir, imitando o pico natural. Usá-la no momento errado pode desregular ainda mais o relógio biológico.
Então qual é a melhor maneira de melhorar a qualidade do sono?
Fazendo a higiene do sono, não assistir telas umas 2 horas antes de dormir, não tomar café ou qualquer outro estimulam a partir das 16 horas, acordar e dormir sempre no mesmo horário, se expor ao sono quando acordar