
BENZOATO DE SÓDIO (E211)
O que é: Um conservante contra bactérias e fungos.
Onde encontramos: Principalmente em recheio de biscoitos com sabor de frutas, doces, peixes industrializados, molhos para saladas, refrigerantes e cerveja.
Problemática: Já tinham sido relacionados a esse conservante o desencadeamento de urticária, angioedema (inchaço) e asma. As suspeitas de estar ligado com hiperatividade na infância foram comprovadas por um trabalho publicado pela revista The Lancet.
ERITROSINA (E127)
O que é: É um corante rosa-cereja. Normalmente é adicionado para intensificar as cores perdidas durante o processamento dos alimentos, melhorando a aparência.
Onde encontramos: Na maioria das guloseimas para crianças, pois é o que dá aquela cor rosa-cereja à balas, confeitos, balas de goma.
Problemática: Há evidências que atua como potente inibidor de dopamina - desmotivação.
AMARELO CREPÚSCULO (E110) E TARTRAZINA (E102)
O que são: Obtidos de derivados do petróleo.
Onde encontramos: Podem ser encontrados em refrigerantes de sabor laranja, geleias de damasco ou doces de frutas do gênero, assim como em pós para bebidas e sopas, margarina, pós para produção de sobremesas de creme, gelatinas sabor limão ou cítricas, salgadinhos de pacotes na cor douradas, macarrão instantâneo embalado, misturas de molhos de queijo, sorvetes; enfim, em todos os produtos que têm a cor amarela, laranja ou vermelha.
Problemática: A hipersensibilidade tem provado alergias como urticária, asma, podendo chegar até a anafilaxia (asfixia).
Hidroxianisol Butilado - BHA (E320) e Butil-Hidroxianisol - BHT (E321)
O que são: São conservantes para evitar a rancificação das gorduras.
Onde encontramos: A princípio em produtos alimentícios que contêm gordura, como sopas prontas e queijos.
Problemática: Por serem substâncias que dissolvem-se em gordura, quando as ingerimos, elas começam a ficar estocadas no nosso tecido gorduroso, gerando uma inflamação subclínica.
GLUTAMATO MONOSSÓDICO (MSG)
O que é: Melhorador de paladar dos produtos.
Onde encontramos: Macarrão instantâneo, farofa industrializada, salgadinhos, bolachas.
Problemática: “Anestesia” o paladar gerando um vício no produto. É uma substância neurotóxica, chamada excitotoxina, que estimula de forma negativa o nosso cérebro causando estragos ao nosso emocional, afetando a memória, concentração, toda a parte cognitiva, habilidades motoras, sensação de tempo e espaço.
Bibliografia: Estresse, Ansiedade e Depressão
Como prevenir e tratar através da nutrição, Por Gisela Savioli 2019